segunda-feira, 23 de março de 2009

ENSINANDO A LÊR A BIBLIA SAGRADA

Ferramentas Para o Estudo da Bíblia(1)
Você sabe a diferença entre estudar e ler a Bíblia? Então descreva estas duas ações no sua própria experiência. Como você lê a palavra de Deus? Que ferramentas você usa para estudar a Bíblia? Nesta etapa desejo ajudá-lo a conhecer mais sobre o estudo da Bíblia a fim de que você esteja capacitado para aprender ainda mais na fonte inesgotável de sabedoria que a Palavra de Deus.
1. Princípios de Interpretação da Bíblia.
Ler e compreender a Bíblia é uma tarefa que exige conhecer e praticar algumas regras de interpretação:
a) Princípios da Interpretação.
Regra um - Estude com o pressuposto de que a Bíblia fala com autoridade.
Regra dois - A Bíblia interpreta-se a si mesma; as Escrituras explicam melhor as
Escrituras. Exemplo: "A parábola do Semeador em Marcos 4:1-20".
Regra três - A fé que salva e o Espírito Santo são necessários para entendermos e interpretarmos corretamente as Escrituras.
Regra quatro - Interprete a experiência pessoal à luz da Escritura e não a Escritura à luz da experiência.
Regra cinco - Exemplos bíblicos devem ser praticados somente quando estão apoiados em uma ordenança.
Regra seis - O princípio objetivo da Bíblia é mudar nossas vidas, não aumentar nosso conhecimento.
Regra sete - Cada crente tem o direito e a responsabilidade de investir e interpretar a palavra de Deus para si mesmo.
Regra oito - A História da Igreja é importante, mas não decisiva na interpretação da Escritura.
Regra nove - As promessas de Deus em toda a Bíblia estão disponíveis pelo Espírito Santo aos crentes de cada geração.
b) Princípios Gramaticais de Interpretação.
Regra dez - A Escritura só tem um sentido e deve ser entendida literalmente.
Regra onze - Interprete as palavras em harmonia com seu significado na época do autor.
Regra doze - Interprete a palavra em relação à sentença e contexto.
Regra treze - Interprete uma passagem em harmonia com seu contexto.
Regra quatorze - Quando um objeto inanimado é usado para descrever um ser humano, a declaração deve ser considerada figurada.
Regra quinze - Quando uma expressão fica fora do caráter da coisa descrita, a expressão deve ser considerada figurada.
Regra dezesseis - As figuras e as partes principais de uma parábola simbolizam determinadas realidades. Considere somente essas figuras e partes principais para chegar às conclusões.
Regra dezessete - Interprete as palavras dos profetas em seus sentidos usuais, literais, e históricos, a menos que o contexto ou a maneira como elas são cumpridas indique claramente que têm um sentido simbólico. Seu cumprimento é a garantia daquilo que é para ser seguido.
c) Princípios Históricos de Interpretação.
Regra dezoito - Já que a Escritura teve origem num contexto histórico, ela pode ser entendida somente à luz da história bíblica.
Regra dezenove - Embora a revelação de Deus nas Escrituras seja progressiva, ambos o Velho e o Novo Testamento são partes essenciais dessa revelação e formam uma unidade.
Regra vinte - Os fatos históricos ou eventos tornam-se símbolos das verdades espirituais, somente se as Escrituras assim os designem.
d) Princípios teológicos na Interpretação.
Regra vinte e um - É preciso entender a Bíblia gramaticalmente antes de entendê-la teologicamente.
Regra vinte e dois - Uma doutrina não pode ser considerada bíblica a menos que abranja e inclua tudo o que a Bíblia diz sobre ela.
Regra vinte e três - Quando duas doutrinas ensinadas na Bíblia parecem contraditórias, aceite ambas como bíblicas, na convicção de que elas se resolverão numa unidade mais alta.
Regra vinte e quatro - Um ensinamento meramente contido nas Escrituras pode ser considerado bíblico quando uma comparação das passagens relacionadas o sustenta.
2. Como Ler a Bíblia?
É provável que você leia a Bíblia como se lê qualquer outro escrito. Mas o fato é que devemos ter critérios para a leitura da palavra de Deus. Veja as seguintes sugestões de leitura da Bíblia.
a) Leia pensativamente - A verdade de Deus está lá, capaz de transformar sua vida. Mas tem que tateá-la para descobrir tudo. Tem que penetrar a superfície com mais do que um golpe de vista. Em outras palavras, tem que pensar.
b) Leia repetidamente - Você pode ler a Bíblia repetidamente, e cada vez verá coisas novas. Dicas: leia livros inteiros sem parar; comece no princípio do livro e leia até o fim; leia a Bíblia em traduções diferentes; leia a Bíblia em voz alta; leia a Bíblia nos recursos e programas de computador; estabeleça um horário para ler.
c) Leia pacientemente - Trabalhe com um só livro por um mês. Num mês você pode dominar um livro. Leia o livro primeiramente para obter uma vista panorâmica. Mais tarde poderá ler para entender melhor os aspectos específicos do livro.
d) Leia seletivamente - Seis perguntas para fazer de qualquer trecho da Escritura:
1) Quem? - Quem são as pessoas no trecho? O que foi dito sobre as pessoas? O que a pessoa diz?
2) O Que? - O que está acontecendo? Em qual ordem? O autor está tentando comunicar o que? O que está errado?
3) Onde? - Onde estão as pessoas na história? Eles estão vindo de onde? Elas estão indo para aonde? Onde está o autor? Onde estão os leitores?
4) Quando? - Quando o evento aconteceu? Quando eles aconteceram em relação a outros eventos? Quando foi escrito?
5) Por que? - Por que está incluído? Por que está neste lugar? Por que está depois ou antes do outro? Por que a pessoa falou assim ou não falou nada?
6) E daí? - E daí? Que diferença faria, se eu aplicasse esta verdade em minha vida?
e) Leia devotadamente - Torne as escrituras em orações. Deus ama ser lembrado do que Ele prometeu? Então, o diga. Lembre-se de suas promessas.
f) Leia imaginativamente - Dicas: Use traduções diferentes ( linguagem de hoje, versão revisada, etc.); reescreva o trecho nas suas próprias palavras; leia a Bíblia numa outra língua; tenha uma outra pessoa para ler a Bíblia em voz alta ou ouça fitas cassetes ou CDs que tenham o texto bíblico.
g) Leia meditativamente - Aprenda como refletir no que você leu. É uma disciplina mental que você tem que usar durante o dia inteiro. Comece com Josué 1:8, Provérbios 23:7, Salmo 1:1-2; 119:97 e Salmo 19.
h) Leia com propósito - Os autores bíblicos comunicam sua mente através da gramática bem selecionada. Por essa razão, temos que estudar os verbos, o assunto e o objetivo de uma sentença, os modificadores, as preposições e conecções. Deus fala através da construção literária. É necessário sejamos capazes de conhecer os gêneros literários(2) encontrados na Bíblia.
i) Leia aquisitivamente - Isso significa, não ler apenas para receber mas para reter; não apenas perceber mas para possuir. A chave é a aplicação. Sempre faça a pergunta: "qual é o princípio aqui e como eu posso aplicá-lo em minha vida?"
j) Leia telescopicamente - Isso significa ler as partes à luz do todo. Preste atenção para os conectivos mas, e, porquanto, etc.. Preste atenção ao contexto. Sempre estude os versículos em redor do versículo que você está estudando. Avalie o trecho à luz do livro inteiro. Dê uma olhada no contexto histórico do livro. Quando foi escrito? Para quem? Por quem? O que mais acontecia em outras partes do mundo?
3. Os elementos do estudo bíblico.
Você sabe quais são os principais elementos do estudo bíblico?
Basicamente envolve três etapas: OBSERVAÇÃO, INTERPRETAÇÃO e APLICAÇÃO. A seguir estudaremos as implicações de cada um destas etapas e utilizaremos como já temos feito até aqui as orientações do professor Don Cole e os dados de sua apostila.
a) Observação - Lembre-se dos passatempos onde temos a tarefa de encontrar erros em desenhos a princípio iguais. Após um exame detalhado das gravuras encontramos diferenças ou os erros do desenhista. A pergunta que deve nortear a nossa tarefa nesta fase do estudo bíblico deve ser: O que é que eu vejo? Mas é preciso saber o que procurar no texto bíblico a ser estudado. Então uma outra etapa envolve:
O QUE PROCURAR

O QUE É DITO
(Conteúdo)
QUEM?
Quais são as pessoas envolvidas?
O QUE?
O que está acontecendo?
QUANDO?
Quando aconteceu?
ONDE?
Onde aconteceu?
COMO?
Como aconteceu?

SUMARIAR

COMO É DITO
(Forma)
Aplicação
Causa-Efeito
Clímax
Comparação-Contraste
Explicação
Ilustração
Introdução-Preparação
Pergunta-Resposta
Propósito
Repetição
Resumo-Conclusão
ANALISAR
Comparação - A associação de coisas similares ou iguais. O autor pode usar símiles, ou metáforas. Leia João 3:8 e descreva a comparação feita pelo evangelista:
Contraste - A associação de opostos. O autor pode usar a palavra mas, símiles ou ironia. Leia João 7:12 e descreva o conteúdo deste contraste:
Repetição - A reiteração dos mesmos termos ou frases. Que frase ou termo é repetido em Hebreus 11?
Continuidade - O repetido uso de termos, frases, clausulas, similares, etc., nas normas de repetição os fatos recorrentes são exatamente os mesmos, mas em continuidade eles são semelhantes. A série de parábolas em Lucas 15 é um exemplo. O que elas têm em comum?
Continuação - O tratamento prolongado de um aspecto particular; o complemento de uma idéia ou série de eventos. Às vezes é similar à continuidade, mas envolve extensão tanto quanto a ocorrência. Por exemplo Atos 1 parte de onde termina o evangelho de Lucas termina.
Clímax - O agrupamento de material de qualquer forma a construir do menor ao maior e finalmente ao máximo. Veja a narrativa dos capítulos 4 e 5 de Marcos e destaque esta evolução.
Crucialidade - O uso do princípio do pivô. O assunto principal é colocado ao redor ou acima de um fator. 2 Samuel por exemplo tem como pivô o relacionamento de Davi com Batseba.
Intercâmbio - A troca ou alteração de material. Muitas vezes fortalece os contrastes ou comparações.
Generalização/Particularização - Efésios 5.1-6.9 move-se do geral para o particular. Tiago 2 move-se do particular ao geral.
Causa/Efeito - Romanos 5.1-5 contém ambos. Leia os seguintes textos e descreva as causas e efeitos nele encontrados:
"Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna"(João 3.16).
"Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor"(Romanos 6.23).
"Quando os membros do Conselho Superior acabaram de ouvir o que Estêvão tinha dito, ficaram furiosos e rangeram os dentes contra ele"(Atos 7.54).
"Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão"(Romanos 1.21).
"No mesmo instante um anjo do Senhor feriu Herodes, pois ele aceitou a honra que só Deus merece. E ele morreu, comido por vermes"(Atos 12.23).
"Então o homem disse: "Agora sim! Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos. Ela será chamada de porque Deus a tirou do homem"(Gênesis 2.23).
Instrumentação - demonstra propósito. Dá um significado para um fim. João 20.30-31 diz que os milagres relatados daquele livro são designados para trazer a fé em Cristo como o Filho de Deus e consequentemente a vida eterna. Veja também os seguintes textos e fale de seus propósitos;
"Mas agora Deus já mostrou que o meio pelo qual ele aceita as pessoas não tem nada a ver com lei. A Lei de Moisés e os Profetas dão testemunho do seguinte: Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo. É assim que ele trata todos os que crêem, pois não existe nenhuma diferença entre as pessoas. Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva. Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele. Deus quis mostrar com isso que ele é justo. No passado ele foi paciente e não castigou as pessoas por causa dos seus pecados; mas agora, pelo sacrifício de Cristo, Deus mostra que é justo. Assim ele é justo e aceita os que crêem em Jesus"(Romanos 3.21-26).
"Pois sabemos que a nossa velha natureza pecadora já foi morta com Cristo na cruz a fim de que o nosso eu pecador fosse morto, e assim não sejamos mais escravos do pecado"(Romanos 6.6).
"Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar. Tíquico, nosso querido irmão e fiel servo no trabalho do Senhor, lhes dará todas as notícias a meu respeito, para que vocês possam saber como estou passando. Eu o estou enviando a vocês para que ele conte como todos nós aqui estamos passando, a fim de que vocês fiquem animados com as informações que ele vai dar"(Efésios 6.11, 13, 21-22).
Introdução/Preparação - O retorno ou estabelecimento de idéias e eventos. Marcos 1.1, João 1 e Gênesis 1 dão fundamento para o que segue.
Explanação - João 2.23-25; 7.30,39; 11.51-53; 19.7 são exemplos da explanação do autor de eventos e idéias.
Sumário/Conclusão - Relacionado à introdução, esta é a função ou condensação de eventos ou idéias. Atos 1:8 é um exemplo de uma sumarização a ação do livro.
Pergunta/Resposta - A apresentação de uma questão ou problema seguido de sua resposta ou solução.
"Portanto, o que vamos dizer? Será que devemos continuar vivendo no pecado para que a graça de Deus aumente ainda mais? O que é que isso quer dizer? Vamos continuar pecando porque não somos mais controlados pela lei, mas pela graça de Deus? É claro que não!"(Romanos 6.1,15).
"O que vamos dizer então? Que a própria lei é pecado? É claro que não! Mas foi a lei que me fez saber o que é pecado. Pois eu não saberia o que é a cobiça se a lei não tivesse dito: "Não cobice."(Romanos 7.7).
"Jesus foi para a região que fica perto da cidade de Cesaréia de Filipe. Ali perguntou aos discípulos: Quem o povo diz que o Filho do Homem é? Eles responderam: Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum outro profeta. E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? perguntou Jesus. Simão Pedro respondeu: O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo"(Mateus 16.13-16).
Proporção - O autor enfatiza idéias ou eventos pela quantidade do espaço que ele dá para isso. Entretanto, ele pode limitar ou emitir material que não seja de acordo com seu propósito naquele momento. Marcos não inclui o nascimento de Cristo, mas Lucas deu vários detalhes concernentes aos eventos da natividade. Da mesma forma, os evangelho dão muita ênfase à semana da crucificação como o fazem em todo o ano restante da vida de nosso Senhor!
Ilustração - O escritor pode explicar uma verdade abstrata usando ilustrações concretas de como isto funciona. Destaque as ilustrações dos seguintes textos:
"Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte e morte de cruz. Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é mais importante do que todos os outros nomes, para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai"(Filipenses 2.5-11).
"Meus irmãos e irmãs, somente poucos de vocês deveriam se tornar mestres na Igreja, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com mais rigor do que os outros. Todos nós sempre cometemos erros. Quem não comete nenhum erro no que diz é uma pessoa madura, capaz de controlar todo o seu corpo. Até na boca dos cavalos nós pomos um freio para que nos obedeçam e assim os fazemos ir aonde queremos. Pensem no navio: Grande como é, empurrado por ventos fortes, ele é guiado por um pequeno leme e vai aonde o piloto quer"(Tiago 3.1-4).
Num sábado, Jesus e os seus discípulos estavam atravessando uma plantação de trigo. Enquanto caminhavam, os discípulos iam colhendo espigas.
"Então alguns fariseus perguntaram a Jesus: Por que é que os seus discípulos estão fazendo uma coisa que a nossa Lei proíbe fazer no sábado? Jesus respondeu: Vocês não leram o que Davi fez, quando ele e os seus companheiros não tinham comida e ficaram com fome? Ele entrou na casa de Deus, na época do Grande Sacerdote Abiatar, comeu os pães oferecidos a Deus e os deu também aos seus companheiros. No entanto, é contra a nossa Lei alguém comer desses pães; somente os sacerdotes têm o direito de fazer isso. E Jesus terminou: O sábado foi feito para servir as pessoas, e não as pessoas para servirem o sábado. Portanto, o Filho do Homem tem autoridade até mesmo sobre o Sábado"(Marcos 2.23-28).
b) Interpretação - Interpretar é descobrir o significado do texto bíblico. E a pergunta que deve direcionar a nossa tarefa é: "O que significa?" Existem dois tipos fundamentais de interpretação que podemos denominar de normal e alegórico.
NORMAL
ALEGÓRICO
Óbvio
Bom senso
Literal
Ordinário
Objetivo
Escondido
Caprichoso
Figurativo
Místico
Subjetivo
É necessário por outro lado que obedeçamos alguns princípios de interpretação. Você sabe me dizer quais são esses princípios?
PRINCÍPIOS DE INTERPRETAÇÃO

CONTEXTO
PERTO
LONGE
Os versículos anteriores O capítulo
Os versículos seguintes O livro
O Testamento

COMPARAÇÃO
Outras referências
Instrumentos de referência
Outras consultas

CONCEITO

COMPOSIÇÃO
Palavras Gramática
O uso histórico Verbos, advérbios
O uso bíblico adjetivos e preposições
CONSULTA
Instrumentos de referência
Comentários e outras versões
Pessoas
Quando lançamos mão destes princípios de interpretação(3) temos a segurança de utilizar ferramentas adequadas para a compreensão do que a Bíblia nos ensina e diminuímos consideravelmente a margem de erros provocada pelo desconhecimento destes princípios e pela opção infeliz da alegorização como método hermenêutico de interpretação da Palavra de Deus.
Nesta tarefa árdua não podemos abrir mão dos preciosos recursos da gramática a fim de que sejamos capacitados na compreensão do significados das sentenças do texto. Uma boa compreensão dos verbos, das conjunções e dos pronomes torna-se fundamental para o estudo da Bíblia. A seguir destaco algumas diretrizes apresentadas pelo professor Don Cole: " aqui estão quatro diretrizes para ajudá-lo a aplicar os princípios de gramática: 1. Onde o significado de um verso ou passagem não é claro, identifique a palavra chave e desenvolva isso gramaticalmente, o que, como, que parte do discurso, como ela se conecta com as outras palavras, etc. cheque com um dicionário e um livro de gramática se necessário. 2. Estude a ligação desta palavra com as palavras próximas. 3. Note a possibilidade que seu significado pode dar ao todo. 4. Se houver mais do que um significado possível, considere outros princípios, especialmente o contexto"(4).
c) Aplicação - Como funciona? É a pergunta que devemos fazer ao texto se queremos aplicar suas verdades à nossa vida. E aqui caminharemos pelo que se chama de a ponte de aplicação:
A PONTE DE APLICAÇÃO

NAQUELA ÉPOCA
OS PRINCÍPIOS ATEMPORAIS
HOJE EM DIA

INTERPRETAÇÃO
IMPLICAÇÃO
PERSONALIZAÇÃO
Se queremos achar aplicações pessoais na palavra de Deus precisamos saber como fazê-lo. E isso dar-se-à na medida em que nos seja possível:
1) Entender o Povo.
O primeiro passo é identificar-se com as pessoas na passagem. Quando nós entendermos as pessoas e o que elas estão experimentando, muitas vezes descobriremos conecções entre suas vidas e nossas vidas. Para identificar-se com as pessoas na passagem faça as seguintes perguntas:
Quem é o autor do livro?
Ele escreveu para quem?
Quais são as crenças, características e atividades destas pessoas?
Quem está envolvido nesta passagem?
Eles lembram meus amigos em quais sentidos?
Quais são algumas características que eu tenho que eu posso ver representadas nestas pessoas?
2) Estudar o Contexto.
O segundo passo é fazer uma ligação entre o que aconteceu na história com o que está acontecendo na sua vida. Para estudar o contexto faça as seguintes perguntas:
O que está acontecendo nesta história ou ensino?
Qual é a tensão ou conflito?
O que é que eu teria feito naquela situação?
Em que, isto é similar ao que está acontecendo na minha vida ou no mundo hoje em dia?
3) Descobrir e pôr em prática as verdades atemporais.
O terceiro passo é transferir as verdades infinitas da história para hoje em dia por identificar os princípios bíblicos na passagem e aplicá-los em nossas vidas. Faça as perguntas:
Qual a verdade atemporal?
Qual a moral da história?
O que é que isto significa para mim, minha cultura e sociedade?
Como é que isto é relevante em minha situação?
O que é que eu preciso fazer hoje ou durante a semana para por em prática estas verdades infinitas em minha vida?
Métodos de Estudo Bíblico(5)
ESTUDO DE UMA PALAVRA
1. Comparar numa concordância as vezes que a palavra é mencionada na Bíblia.
Texto
Sentido

2. Anotar as referências da palavra na Bíblia.
Texto
Texto
Texto
3. Enquanto você está lendo o versículo procure e escreva respostas à estas perguntas:
Quem está envolvido?
O que aconteceu?
Quando aconteceu?
Onde aconteceu?
Por que aconteceu?
Como aconteceu?
4. Procure um versículo que dá uma definição da palavra (Ex. graça = 2 Coríntios 8:9).
5. Escolha um versículo importante e decore.
6. Escreva por que você precisa deste versículo.
7. Como você vai aplicar este versículo à sua vida?
ESTUDO DO VERSO
O estudo de um único versículo na Bíblia com referência ao seu contexto imediato.
1. Ache o contexto do versículo e marque os limites.
2. Note quaisquer observações e/ou aplicações possíveis:
Há um comando a obedecer?
Há um pecado a renunciar?
Há uma promessa a afirmar?
Há um exemplo a seguir?
Há uma ação a evitar?
3. Reescreva brevemente o versículo em suas próprias palavras.
4. Relacione cada um dos versículos com uma idéia semelhante na Bíblia.
A idéia semelhante =
Texto =
A idéia semelhante =
Texto =
5. Selecione a idéia principal do versículo. Pergunte a si mesmo se a idéia principal encoraja alguma ação ou ensina alguma doutrina. Se encoraja uma ação concentre-se nos verbos. Se ensina uma doutrina observe os substantivos.
A idéia central =
Ação =
Ensino =
Doutrina =
6. Escreva uma sentença que resuma a idéia principal do verso.
7. Escolha um título para o versículo:
8. Escolha uma das aplicações que Deus teria para você observar(coloque o problema, um exemplo do problema, a solução, e o que Deus teria para você fazer).
Aplicação =
ESTUDO DE CAPÍTULOS
1. Faça um esboço do capítulo.
2. Qual é o versículo chave? Por que?
3. Quais são os assuntos abordados?
4. Qual é o assunto principal? Por que?
5. Quais são as pessoas principais?
6. Que é que o capítulo diz a respeito de Cristo?
7. Há um mandamento a obedecer?
8. Há uma promessa a reivindicar?
9. Há uma ação a evitar?
10. Há um pecado a renunciar?
11. Há um exemplo a seguir?
12. Quais são os princípios eternos apresentados?
13. Como eu vou aplicar estes princípios à minha vida?
ESTUDO DE LIVROS
1. Nome do Livro:
2. Nome do autor:
3. A situação do autor quando ele escreveu o livro.
4. Por que ele escreveu o livro?
5. Para quem foi escrito?
6. Diga alguma coisa a respeito das pessoas a quem foi dirigido.
7. Onde foi escrito?
8. Quando foi escrito?
9. Faça um esboço do livro.
10. Quais são os principais assuntos apresentados?
11. Quais são os principais problemas?
12. Quais são as soluções apresentadas para resolver os problemas?
13. Qual é o versículo chave do livro?
14. Quais são os princípios básicos apresentados?
15. Como eu vou aplicar estes princípios à minha vida?
Outras sugestões:
16. Ler o livro inteiro sem parar.
17. Ler uma segunda vez, mais lentamente, numa outra versão.
18. Escrever um resumo de cada capítulo.
19. Anotar as idéias, outros textos que falam da mesma coisa, perguntas e palavras que você não entende.
ESTUDO DE SALMOS
1. Texto:
2. A quem foi escrito?
3. Quais eram as circunstâncias sobre as quais foi escrito?
4. Qual é o principal assunto?
5. Faça uma lista das bênçãos mencionadas e as condições para recebê-las.
Bênçãos
Condições
6. Uma parte se refere a Cristo? O que é que diz?
7. Ache o seguinte:
Um pecado a renunciar?
Uma ação a evitar?
Uma promessa a reivindicar?
Um exemplo a seguir?
Um mandamento a obedecer?
Uma atitude a ter?
8. Quais são os princípios eternos mencionados?
9. Como você vai aplicar estes princípios à sua vida?
ESTUDO DE PROVÉRBIOS
1. Texto:
2. O que é apresentado aqui como sendo sabedoria ou atitude sábia?
3. Quais são as atitudes ou ações negativas que você precisa evitar?
4. Quais são as atitude ou ações positivas que você precisa praticar?
5. Quais são os outros trechos que falam a mesma coisa?
6. Ache o seguinte:
Um pecado a renunciar?
Uma ação a evitar?
Uma promessa a reivindicar?
Um exemplo a seguir?
Um mandamento a obedecer?
Uma atitude a ter?
7. Quais são os princípios eternos apresentados?
8. Como você vai aplicar estes princípios à sua vida?
ESTUDO BIOGRÁFICO
1. Escolher a pessoa que você quer estudar:
2. Alistar as referências sobre ele ou ela.
3. Escrever as características e ações positivas da pessoa.
4. Escrever as características e ações negativas da pessoa.
5. Descrever o relacionamento da pessoa com Deus. O que? Por que? Como?
6. Fazer um resumo da qualidade mais elevada na vida dele ou dela.
7. Achar o seguinte:
Um pecado a renunciar?
Uma ação a evitar?
Uma promessa a reivindicar?
Um exemplo a seguir?
Um mandamento a obedecer?
Uma atitude a ter?
8. Personalizar um princípio que a pessoa seguiu que você pode aplicar à sua vida.
9. Como você vai aplicar este princípio à sua vida?
ESTUDO DA VIDA DE JESUS
1. Texto:
2. Esta passagem está enfatizando a vida de Jesus ou um ensino dele?
3. O que está acontecendo? Dê os detalhes essenciais.
4. Houve inimigos de Jesus no trecho? Quem?
5. Houve amigos de Jesus no trecho? Quem?
6. Tem outros livros que apresentam a mesma situação?
7. Quais são os detalhes novos apresentados nos outros livros?
8. O que é que você aprendeu sobre a personalidade ou divindade de Jesus?
9. Quais são os princípios eternos apresentados por Jesus?
10. Como você aplicará estes princípios à sua vida?
ESTUDO DAS PARÁBOLAS DE JESUS
1. Nome da Parábola:
2. Texto:
3. Escreva um resumo da parábola nas suas próprias palavras.
4. Houve alguma coisa que motivou esta parábola?
5. Que detalhes adicionais estão incluídos em textos paralelos?
6. Jesus deu uma interpretação da parábola? Qual é ela?
7. Qual é a verdade central que Jesus está enfatizando?
8. Como eu vou aplicar esta verdade à vida?
ESTUDO TÓPICO
O estabelecimento de um tópico específico entremeando a Bíblia ou parte dela.
1. Escolha a palavra a ser estudada e os limites do estudo, tais como um livro, uma secção da Bíblia, ou a Bíblia inteira. Registre as referências no lado esquerdo de uma folha de papel.
Amor
I Coríntios 13.1-13
João 3.16
2. Numa folha separada intitulada "observações" liste suas observações, seus problemas e aplicações possíveis.
3. Na folha usada no primeiro passo escreva o pensamento chave para cada referência bíblica listada.
4. Disponha os versículos em categorias. O terceiro passo o ajudará neste processo. Pergunte-se a si mesmo, "Quais são as categorias principais sugeridas por estes versículos?", "Como eu posso esboçar este assunto para uma outra pessoa?"
5. Esboce as categorias estabelecidas no quarto passo listando as divisões maiores e as sub-divisões importantes.
6. Escreva o pensamento chave para cada divisão e para o estudo inteiro.
7. Pegue o pensamento chave e descreva alguns parágrafos embasados na verdade central.
Notas Bibliográficas:
(1) Nesta etapa aproveito algumas sugestões do Dr. C. Don Cole em sua apostila Descobrir a Bíblia utilizada na Faculdade Teológica Batista de São Paulo.
(2) José Ferreira de Barros escreve em seu artigo publicado pela Revista da Bíblia que alguns dos gêneros literários encontrados na Bíblia são os seguintes:
a) tratados religiosos - narrações históricas que apresentam verdades religiosas. É, por exemplo, o caso dos onze primeiros capítulos do Gênesis.
b) História - Trata-se do modo de ensinar a religião. É o caso da história dos patriarcas: Abrãao, Isaque, Jacó e seus filhos.
c) História descritiva - Personagens e fatos verdadeiros documentados pela história. É o caso de Samuel, Reis, Esdras, Neemias, os Evangelhos e Atos.
d) Gênero didático - São livros que trazem instrução religiosa ou moral. Fazem recomendações e dão orientações de vida. Exemplos desse gênero são os livros sapienciais: Provérbios e Eclesiastes.
e) Gênero profético - Apresentam a Palavra de Deus através de profetas que advertem, repreendem e encorajam o povo de Israel diante da realidade em que vive. Exemplos: Isaías, Ezequiel, Jeremias e outros.
f) Gênero apocalíptico - São visões proféticas sobre a sorte do povo de Deus. Exemplo: o Apocalipse e certos trechos dos profetas.
g) Gênero poético - Apresenta a Palavra de Deus à maneira de poesia, usando, portanto, de maior liberdade e recurso literário. Exemplos: os Salmos, o Cântico dos Cânticos e certos hinos (cânticos) espalhados pela Bíblia.
h) Gênero jurídico - É a palavra de Deus apresentada em forma de Lei. Exemplo: Levítico, Números e Deuteronômio. É um modo de escrever bem diferente daquele usado na poesia.
i) Gênero epistolar - Epístola é uma palavra latina que significa carta. O gênero epistolar traz a Palavra de Deus à maneira de cartas dirigidas a certas comunidades ou pessoas. Exemplos mais conhecidos são as cartas de Paulo ou as outras, chamadas epístolas gerais (Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João, e Judas)." Revista da Bíblia - 4T97 - IMPRENSA BÍBLICA BRASILEIRA. P.22
(3) dicas: Contexto - Leia os versículos que vem antes e depois dos versículos estudados. Leia os versículos relacionados nos outros livros da Bíblia ( confira as notas de rodapé ou indicações de textos correlatos). Composição - Procure o significado das palavras chaves. Note o arranjo das palavras. Muitas vezes o arranjo das palavras é a chave para a interpretação correta. Comparação - Associe as idéias chaves e as palavras chaves com outros versículos. Consulta - Leia o que os outros têm escrito sobre o versículo ou os versículos. Palavras - Se possível verifique o uso histórico e o uso da bíblico da palavra. Gramática - Preste atenção cuidadosa aos verbos e seus tempos, aos adjetivos, aos advérbios e as preposições.
(4) Apostila "Descobrir a Bíblia". FTBSP.
(5) Agradeço ao Professor Don Cole pela permissão de usar integralmente os textos desta etapa.

Nenhum comentário: